Quarteirão Sustentável

 

QUARTEIRÃO SUSTENTÁVEL


A tecnologia Social Quarteirão Sustentável foi criada pelo Instituto Banco Periferia em janeiro deste ano  e está sendo testada no Conjunto Palmeira. Surgiu a partir das experiencias dos mutirões comunitários posto em marcha pelos Conselhos de Quarteirão.

Consiste em organizar os moradores do bairro por quarteirão para desenvolverem um conjunto de ações que tornam o espaço 9quarteirão) sustentável do ponto de vista social, ambiental e financeiro.

 

A estratégia

 

Parte-se da compreensão de que para se “resolver os problemas estruturantes”  do município  se faz necessário restabelecer relações de confiança entre as pessoas, capaz de leva-las a crer na possibilidade da mudança. A confiança se reconstrói de perto através de ações concretas coletivas do dia-a-dia. Por isso  o quarteirão, pela proximidade das pessoas,  é o espaço privilegiado da ação

 

Como funciona o quarteirão Sustentável?

 

O primeiro passo para se conseguir o Quarteirão Sustentável é criar o Conselho do Quarteirão que é o espaço organizativo do processo,  na sequencia desenvolve-se outras ações em regime de mutirão comunitário.

 

No quarteirão sustentável se desenvolve:

 

Conselho do Quarteirão

Consiste na organização dos moradores por quarteirão com o objetivo de realizar mutirões comunitários para cuidar do quarteirão. O Conselho do Quarteirão é informal, não possui registros, limita-se institucionalmente  a um pacto de colaboração entre os moradores.

 

Limpeza do quarteirão:

A primeira ação do conselho do Quarteirão é um  mutirão e limpeza, para remover todo tipo de lixo do quarteirão: dentro de casa, nas calçadas e na rua. Quando existe canteiro, se humaniza com plantas, jardins, bancos e muita decoração feito a partir de matérias reciclados.

 

Composteira Coletiva

É um local onde cada morador/comerciante recolhe seu resíduo  orgânico, de forma auto-gestionária, transformando tudo em adubo e reduzindo a quantidade de lixo no aterro sanitário. As composteiras são colocadas no canteiro central e o adubo serve para hortas comunitárias, jardinagem do canteiro e no horto de plantas medicinais.

 

 

Coleta Seletiva

É o local onde cada morador/comerciante recolhe os resíduos secos, de forma auto- gestionária. Os depósitos (criados a partir de pneus) são colocados no canteiro central. Uma vez ao dia os resíduos são vendidos nos ECOPONTOS (da prefeitura) ou para na Reciclagem. Os recursos são investidos para melhorais no  quarteirão

 

Horta Comunitária

São práticas de agricultura urbana. Aproveitando pequenos espaços em frente as casas, nos quintais ou no canteiro se produz hortas, que podem ser no solo ou suspensa. São na maioria das vezes para uso pessoal, as pode ser comercializada. As hortas utilizam adubo da composteira.

 

Horto de plantas medicinais

Espaço no canteiro central reservado para plantas medicinais, estimulando o uso da farmácia viva. O horto é cuidado pelos moradores e qualquer um pode utilizar-se das plantas de forma auto-gestionária.

 

 

Cooperativa para Gestão de Resíduos Sólidos.

É uma Cooperativa Comunitária voltada para coleta e reciclagem dos resíduos. Pretende ser uma alternativa de geração de renda nos bairros e periferias urbanas e rurais . Ao invés de uma grande concessionária se encarregar da coleta e limpeza do município, a Cooperativa pode se encarregar desta tarefa na região de sua atuação.

Desta forma as ações do Quarteirão Sustentável serão coordenadas pela Cooperativa.