Ata 3ª Reunião do Forum de Limpeza

3ª Reunião do  Forum de Tecnologia Social  

para Limpeza das Periferias de Fortaleza


RELATÓRIO SUCINTO

 

 

1-    FICHA TÉCNICA

 

Data

13 de julho de 2017

Local

Sede do Banco Palmas – Conjunto Palmeira – Fortaleza-CE

Hora

15h às 17h30min

Objetivo da Reunião

Dar seguimento as atividades do Forum e pensar novas estratégias

 

 Participantes

Cuca São Cristovão

Instituto Agropolo

Conselheiros de quarteirão do Conjunto Palmeira

Instituto Banco Palmas

Instituto Banco da Periferia

Associação de Moradores do Conjunto Palmeira

Paróquia São Francisco (Pe. Gabriel)

Cia. Bate Palmas

Cordapés

Associação dos Moradores do Conjunto São Cristovão

Associação dos Moradores do Sitio São João

Organização  Comunitária do Bairro Passaré

Projeto Reciclagem de Plástico

Agentes de Cidadania

Produtora de Cinema Alternativo

Associação das Mulheres Emancipadas

 


2-    INFORMES DAS AÇÕES REALIZADAS

 

Foram apresentadas três prática que haviam  sido deixadas  como desafio pelo Forum, na ultima reunião de junho. Após a apresentação em power-point, os participantes do Forum foram conhecer as práticas in locun.

 

A)   COMPOSTERIRAS COLETIVAS

 

Uma comissão eleita pelo Forum fez um treinamento sobre criação de composteiras, ministrado pelo Guto e a Telma (participantes do Forum) . O treinamento se deu em 03 momentos: na Residência do Guto, na “Casa do Caminho” no Centro Ecumênico Uirapuru (CEU) e  na Associação Emancipadas.

 

Após o treinamento, foram implantadas 04 Composteiras Coletivas em um  quarteirão da Av, Val Paraiso, entre Rua Edilson Candeia e Av. Iracema – Conjunto Palmeira .

 

 

 As Composteiras funcionam da seguinte forma:

 

ü  Todos os moradores e comerciantes do Quarteirão  foram treinados  sobre a importância da Composteira. Foi distribuído um folheto  com uma relação de resíduos   que podem ser colocados na Composteira (orgânicos) e os que não devem ser colocado.

 

ü  Foram espalhadas  04 composteiras ao longo do Canteiro  Central do quarteirão, facilitando o acesso dos moradores / comerciantes.

 

ü  Cada morador / comerciante recebeu um balde para armazenar os resíduos orgânicos e posteriormente colocar na Composteira. A qualquer hora, os moradores/comerciantes fazem o descarte de seus resíduos, de forma auto-gestionária.

 

ü  Uma comissão de 02 moradores faz a inspeção diária nas Composteiras, corrigindo algum problema e tomando medidas técnicas.

 

 Números das Composteiras

 Foi estimado pelo Conselho do Quarteirão que cada morador / comerciante  deposita na Composteira, em média,  300 gramas de resíduo orgânico por dia. Quando multiplicado pelas 40 residências / comércios existentes no quarteirão, chegamos ao número de 12k por dia. Somado a aproximadamente 1 kl dia de folhas, palhas, podas e serragens temos 13k / dia, ou 390 k / mês de resíduos orgânico recolhidos na Composteria, só em um quarteirão.

 Estes resíduos, além  de se transformarem em adubo beneficiando a comunidade,   deixam de ser coletados pelo caminhão de limpeza,  economizando recursos públicos e economizando espaço no aterro sanitário.

 O adubo das Composteiras Coletivas serão utilizados na humanização dos canteiros, em hortas comunitárias ou comercializados com recursos revertidos para .ações no quarteirão.

 

B)   AGRICULTURA URBANA

A Associação Mulheres Emancipadas organizou  uma horta com verduras e plantas medicinais num pequeno espaço em frente a sua sede, na Av. Val Paraiso (mesmo quarteirão em que foram instaladas as composteiras). A horta se enquadra numa estratégia de Agricultura Urbana, que aproveita pequenos espaços nas cidades  para práticas agrícolas.

Como efeito demonstrativo, todo os materiais utilizados na horta são reciclados, principalmente  pneus e garrafa pet, o que reduz os custos de montagem.  A estratégia objetiva motivar moradores e Associações a organizarem centenas de pequenas práticas de Agricultura Urbana no bairro, quer em locais abertos ou dentro das residências.

 A horta da Associação Emancipadas vai abastecer a “COZINHA  D”ELAS” que é um empreendimento de Economia Solidária organizado  no mesmo local pela Associação Emancipadas.

 Em futuro breve, todo  adubo utilizado na horta virá das Composteiras Coletiva.

 

c) INAUGURAÇÃO DO CANTEIRO DA CASTELO DE CASTRO

Realizou-se no mês de Julho/2017 o mutirão de limpeza e humanização do canteiro Central da Av. Castelo de Castro no Conjunto São Cristovão, no perímetro correspondente a rua José Linhares (rua do Posto de Gasolina) no Conjunto Palmeira até rua Gutemberg Brow  (rua da UPA) no Conjunto São Cristovão, totalizando em 500 metros de canteiro. O resultado foi bastante satisfatório, foram introduzidas 130 plantas e arvores e humanizado todo o espaço com cores e decorações..

O desafio deste mutirão foi bastante considerável por ser um canteiro onde historicamente os moradores e comerciantes colocavam lixo diariamente, tornando o espaço degradante. Essa problema foi revertido, os comerciantes participaram do mutirão,  contribuíram com a doação de tintas  e plantas e fizeram um pacto de colaboração pra limpeza e manutenção do espaço. Passam-se já 15 dias do mutirão e o canteiro continua limpo, sem nenhum presença de lixo.

Houve também um ajuste na Logística de coleta do lixo feito pela ECOFOR , passando a mesma   a ser feita nas calçadas (03 dias por semana) e não  mais no canteiro, como era até então.

Durante a visita do fórum no local foi realizado um gesto simbólico (mais bastante significativo) de inaugurar o canteiro humanizado. Participaram vários comerciantes, moradores, lideranças e o vigário da paroquia (Pe. Gabriel). O Palmerê garantiu a animação com sua batucada.

 

 

3. DELIBERÇÕES E DESAFIOS

 

Próxima reunião do Forum

3.1 - Próxima reunião: 31/08 – 15h – Banco Palmas

 

Composteira

3.2 - Implantação de mais 10 Composteiras Coletivas (até 31/08)

 

Oficina de Compostagem

3.3 – Realizar uma Oficina de Compostagem – (20/07, às 15h) – Associação Emancipadas

 

Agricultura Urbana

3.4 – Realizar um Inventário da Agricultura Urbana para mapear os espaços disponíveis para  criação de hortas na região (Até 31/08)

 

Hortas

3.5 - Implantação de mais 05 hortas (até 31/08)

 

Operação Elimina Buraco

3.6 – Realizar um mutirão comunitário para “operação elimina buracos” que têm causado muitos acidentes no asfalto e nas bocas de lobo, começando pela Av. Val Paraiso (27 e 28 de julho). Será testado um material feito localmente com cimento e pó de pneu.

 

Cooperativa de Resíduos Sólidos

3.7 - Debate sobre o Estatuto da Cooperativa de Resíduos Sólidos: 20/07 – 18h) – Banco Palmas

 

Seminário

3.8 - Seminário: “Palmeira e Jangurussu , desafios e perspectivas. (24de agosto- 14h aas 18h).

 

Eco-pontinho

3.9 - Implantar 01 Eco-pontinho em um  quarteirão para reciclagem dos sólidos. Servirá como piloto (até 31/08).

 

Cacimbas

3.10              -Formular uma proposta para o aproveitamento  das antigas cacimbas existente no Conjunto Palmeira (Até 31/07)

 

4. PROXIMOS MUTIRÕES

15/07 – Rua Catolé                                                             

21/07 – Val Paraiso

22/07 – Rua Catolé

29/07 – Castelo de Castro (2ª Parte)

05/08 – Castelo de Castro (2ª Parte)

12/08 – Palmeira II