Sobre Nós

QUEM SOMOS...

O INSTITUTO PERIFERIA é uma ONG, com sede na periferia de Fortaleza, cuja finalidade é proporcionar o desenvolvimento econômico e social de comunidades excluídas, capacitando, formando e implementando no âmbito da sociedade brasileira, instrumentos da Economia Solidária e do desenvolvimento sustentável. Busca facilitar o processo de geração e distribuição de trabalho, ocupação e renda para os mais pobres, tendo como estratégia o desenvolvimento local, ambientalmente justo, a partir da organização em rede de produtores, consumidores conscientes e atores sociais (prosumatores).

Instituto Periferia
Instituto Periferia

BANCO DA PERIFERIA

É uma iniciativa do Instituto Periferia e insere-se na metodologia dos Bancos Comunitários. Tem como foco democratizar o acesso a serviços financeiros e bancários nas periferias de urbanas e rurais, com amplo controle social e mobilização dos moradores. O objetivo do Banco da Periferia é gerar oportunidades de pequenos negócios, trabalho, emprego e renda que promovam o desenvolvimento socioprodutivo, numa perspectiva de Economia Solidária.

O Banco da Periferia atua como uma espécie de consorcio regional, aglutinado em torno de si vários bancos comunitários de uma mesma região.

O Banco da Periferia começa em Fortaleza, organizando 07 bairros da periferia de Fortaleza que terão seus bancos comunitários. Aos poucos vai se estender por outras regiões do pais.

NOSSA MISSÃO

Lutar contra a pobreza urbana e rural, desenvolvendo produtos e serviços financeiros alternativos, sob controle das comunidades, que assegure a dignidade e a inclusão social de território de baixa renda

NOSSA VISÃO

Todo desenvolvimento é endógeno. Qualquer território por mais pobre economicamente que seja, é portador de desenvolvimento econômico, basta para isso criar redes de incentivo a produção e ao consumo local. Essas redes devem se articular, criando cadeias produtivas e fortalecendo as relações econômicas entre produtores e consumidores da base da pirâmide.

Instituto Periferia
Instituto Periferia

FINALIDADE DA ORGANIZAÇÃO

Proporcionar o desenvolvimento econômico e social de comunidades excluídas, capacitando, formando e implementando no âmbito da sociedade brasileira, instrumentos da Economia Solidária e do desenvolvimento sustentável. Busca facilitar o processo de geração e distribuição de trabalho, ocupação e renda para os mais pobres, tendo como estratégia o desenvolvimento local, ambientalmente justo, a partir da organização em rede de produtores, consumidores conscientes e atores sociais (prosumatores).

PÚBLICO-ALVO DA ENTIDADE

Empreendedores e moradores em geral de periferias urbanas e rurais.

HISTÓRICO

O INSTITUTO BANCO DA PERIFERIA é uma ONG, criada em novembro de 2014 por membros da comunidade do Conjunto Palmeiras, fundadores do Banco Palmas, técnicos que compõe a equipe do Instituto Palmas e outros profissionais conhecedores da Metodologia dos Bancos Comunitários. A estratégia para criação do Instituto Periferia foi “desafogar” as ações do Instituto Banco Palmas, que vai dedicar-se agora, especificamente as operações de Microcrédito Produtivo.

A decisão de criação do Instituto Banco da Periferia foi tomada em Assembléia Geral do Instituto Palmas. Cabe ao Instituto Banco Periferia aglutinar todas as ações de apoio e assistência técnica aos projetos de desenvolvimento local e economia solidaria do Banco Palmas e da Rede Brasileira de Bancos Comunitários.

CAPACIDADE INSTALADA

O Instituto Banco da Periferia possui uma equipe com 20 técnicos com experiência em Economia Solidária, Bancos Comunitários, Finanças Solidárias e desenvolvimento local, além de uma sede com várias salas de trabalho, e uma sala para treinamentos.

PRINCIPAIS PARCEIROS

  • Moneyclip
  • Mafphe Seguradora
  • Comitê Católico Contra a Fome (CCFD)
  • Brasil Foundachion
Instituto Periferia